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CASACOR Mato Grosso do Sul | 2011

A Casa Cor, maior mostra de decoração, arquitetura, paisagismo e design da América Latina, com 25 anos de existência no Brasil, é realizada em 18 estados brasileiros e ainda no Chile, Panamá, Peru e Argentina, através do modelo de franquias. A marca é um produto dos grupos ABRIL S/A e DORIA ASSOCIADOS e passou a ser atendida em Mato Grosso do Sul pela Contexto Mídia, em 2009, ano da primeira edição da Casa Cor MS. Em 2011, foi dada continuidade no trabalho com ações de planejamento, captação de parceiros e divulgação da mostra. A estratégia de comunicação atua de forma integrada com Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações com a Mídia (assessoria de imprensa e relações públicas).
As ações traçadas tem diferentes targets: a) arquitetos, decoradores, paisagistas e designers de interiores; b) fornecedores e patrocinadores para atuarem em parceria (comerciantes do setor de construção, decoração e arquitetura); c) jornalistas e formadores de opinião; d) público visitante da mostra.
Apesar da diversidade de públicos, foi utilizado um conceito único para as estratégias: Casa Cor Mato Grosso do Sul. A marca do bom gosto. A partir de então surgiu toda a gama de variações de peças e de ações para envolver os steakholders.
A mostra em Campo Grande durou 45 dias, porém o trabalho de comunicação começou com um ano de antecedência, compreendendo as etapas de pré e pós evento. Nesse projeto, a Contexto Mídia executou, da criação da logomarca, com base no manual adotado por todas as franquias, até a comunicação visual interna, criação de brindes, contratação de mídias para veiculação das peças, criação das peças publicitárias, além de ações de no mídia. Um outro trabalho foi a busca de veículos de comunicação parceiros, já que a Casa Cor não compra anúncios, trabalha com espaços publicitários oferecidos pelos veículos como mídia partner.
Para os arquitetos, decoradores, paisagistas e designers de interiores a demanda pré evento tinha o objetivo despertar o interesse para participação na mostra. A estratégia foi concentrar em ações, via internet, com peças de email-marketing tais como e-flyer e newsletter sobre novidades e reuniões. Após a captação dos profissionais, o trabalho passou a ser direcionado ao grupo participante, dando continuidade com o contato via internet. Com 32 ambientes na edição 2011, a Contexto Mídia fez um trabalho personalizado. Assim, foram produzidos 32 anúncios com as fotos dos profissionais e seus respectivos ambientes, já valorizando a beleza e qualidade do que o visitante poderia encontrar. Casa profissional recebeu o anúncio e pode disseminá-lo para outros públicos, propiciando assim, uma democratização da informação, sem favorecimento de ambientes.
Já para os fornecedores e patrocinadores foram executadas peças para também envolvê-los no processo e valorizá-los como grandes incentivadores da marca do bom gosto. Foram produzidas peças de prospecção com fino acabamento para auxiliar a equipe de vendas que apresentou como resultado grandes parceiros locais, como Bigolin, Senac, Raviera Motors e Prefeitura de Campo Grande e o número recorde de arquitetos e outros profissionais do segmento que passaram a fazer os ambientes. A partir da parceria estabelecida era aplicada a logomarca dos respectivos participantes em todos os materiais produzidos.
Fazendo uso da assessoria de imprensa como ferramenta de divulgação no plano de comunicação publicitária, a Contexto Mídia atuou com todos os públicos citados, sempre preparando materiais respeitando a identidade visual da Casa Cor MS. Newsletter, site, blog, microblog, mídias sociais (facebook e twitter) e releases foram produzidos de modo a ressaltar a qualidade dos profissionais locais e a força da franquia. O resultado foi a publicação de 328 matérias em mídia espontânea, com um valor agregado de cerca de R$ 1 milhão de reais. No entanto, defendemos que a amplitude da divulgação certamente é ainda maior, devido ao estímulo de disseminação através das mídias sociais e do envio periódio de newsletter, não se restringindo apenas aos veículos tradicionais.
A revista da Casa Cor MS, veículo exclusivo da mostra, foi toda produzida pela Contexto. Pela primeira vez, a coordenação editorial ficou a cargo de agência local. Lay out, redação, diagramação e edição foram atribuições da equipe que trabalhou para que o impresso de 164 páginas refletisse toda a qualidade e requinte da Casa Cor MS.  Pelo conteúdo atemporal, com abordagens sobre decoração e arquitetura, lista de profissionais, fotos de ambientes, a revista é utilizada até hoje como instrumento de divulgação da mostra e também dos envolvidos nessa edição.
O passo seguinte foi divulgar a Casa Cor MS para atrair o maior número de visitantes, levando em consideração que o target era composto por pessoas das classes A e B, formado por mulheres, em sua maioria, de 24 a 45 anos de idade, segundo dados de pesquisa fornecidos pelo cliente, lembrando que a visitação dava-se das 16h às 22h, com ingressos ao preço de R$ 20,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Para chamar a atenção do público, o cliente, baseado na experiência da Contexto Mídia, autorizou atuar nas mais diversas frentes com um amplo mapa de mídia em horários nobres na TV Morena. Foram produzidos dois VTs de 30” (totalizando 85 inserções), spot de rádio (com 382 inserções), dez anúncios de ½ e ¼  de página publicados no jornal Correio do Estado, full banners em sites de notícias como Campograndenews e midiamax. Ações de no mídia também foram executadas como panfletos, flyers, mídia indoor no Shopping Campo Grande, tais como mega banners, balcão de informações, adesivagem das escadas rolantes e cancelas de estacionamento. Também foi veiculado VT em quatro salas de cinema do Cinemark.
A expectativa de público na Casa Cor MS foi superada e atingiu a marca de 28 mil visitantes. Para a Contexto, e para o cliente, o grande reconhecimento aconteceu durante a reunião nacional das franquias, em São Paulo, quando o presidente do Grupo Abril, o empresário João Dória Jr, solicitou os direitos de adotar o modelo de comunicação executado pela Contexto Mídia apresentado em relatório final, como padrão para todas as outras franquias. Adotou-se ainda o conceito de contratar apenas uma agência para executar todas as ações de marketing, visando otimizar as ações de comunicação.
A Contexto Mídia conquistou ainda para a Casa Cor MS o prêmio Destaque em Marketing 2011, em cerimônia que reuniu todos os franqueados no Hotel Tívoli, no dia 12 de dezembro, em São Paulo, no qual a Casa Cor de Mato Grosso do Sul concorreu com todos os demais franqueados.
Spot Casa Cor MS

 

 
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