Blog

O mundo em suas mãos

No mundo feminino geralmente as mulheres se destacam por serem vaidosas e valorizarem bastante a aparência. Roupas, acessórios, cabelos, maquiagem são alguns exemplos do que se preocupar. Atualmente a paixão das mulheres modernas são as tendências de unhas pintadas, coloridas ou com desenhos diferenciados, porém muitas desconhecem a origem dos esmaltes e o motivo de se pintar as unhas.

A idéia de pintura na unha surgiu no Egito Antigo, quando as egípcias pintavam com tintura de henna. Cores vibrantes representavam a realeza, como a famosa Cleópatra que tinha preferência pelo tom vermelho-escuro, nessa época o esmalte era uma forma de estabelecer uma distinção social. Com o passar do tempo, as chinesas também aderiram a esta moda, mas um pouco mais refinado, fabricando esmaltes vermelhos contendo prata, simbolizando seu poder na hierarquia. Esses esmaltes só tinham um defeito: a durabilidade, não conseguiam durar mais que algumas horas. Somente em 1925 foram testados na produção de esmaltes a tinta que pintavam os carros, soluções essas que mais se assemelham aos esmaltes que utilizamos nos dias de hoje.

Os primeiros esmaltes com esta fórmula eram elaborados com tons rosas-claros e logo depois se expandiu para um amplo leque de cores. Os inúmeros tons existentes podem remeter a personalidade da pessoa, seus gostos e modo de ser, há as clássicas que adoram cores claras ou escuras lisas e também as que optam por muitas cores juntas, brilhos ou desenhos. Com a tecnologia foram inventadas máquinas que podem imprimir imagens ou simplesmente usar unhas postiças sem precisar gastar tempo na manicure. Não importa se as unhas pintadas são clássicas ou inovadoras, com ou sem esmaltes as mulheres tem que continuar a utilizar esse poder que exercem.

*Joana Lima, 21 anos de paixão por Jornalismo, às vezes sincera demais, mas com personalidade forte. Tem mania por colorir as unhas.

Compartilhe!