Contexto Mídia

Educandário Getúlio Vargas será entidade benemérita da CASACOR MS 2018

 

A CASACOR MS chega à sua quinta edição em outubro, e já escolheu a entidade benemérita deste ano. Parte da renda arrecadada com a venda de ingressos para o evento de abertura da Mostra bienal será repassada ao Educandário Getúlio Vargas, uma entidade beneficente sem fins lucrativos que atende a mais de 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 01 ano e seis meses a 17 anos.

Fundado em 1943, o educandário tinha finalidade inicial de atender filhos saudáveis de pais portadores de hanseníase que estavam internados no Hospital São Julião. No começo funcionava como um internato e as crianças saíam ao completar a maioridade. A partir de 2006, com o advento do Estatuto da Criança, o educandário deixou a função de abrigo para abraçar exclusivamente a formação educacional das crianças.

“Faz parte dos valores da marca CASACOR MS escolher uma entidade benemérita a cada edição, e ajudar a uma instituição que faz um trabalho de responsabilidade social tão importante quanto o Educandário nos traz uma enorme satisfação, inclusive pessoal” contextualiza Dilma Bernardes, uma das diretoras da franquia em Mato Grosso do Sul.

Hoje, o Educandário oferece duas modalidades de atendimentos: educação Infantil  para crianças de 1 ano e seis meses a 6 anos no período integral de 2ª à 6ª feiras, e Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto para crianças e adolescentes na faixa etária de 7 à 17 anos no período alternado ao da escola.

Além disso, proporciona atendimentos médico, psicológico, fonoaudiológico e social, atividades de lazer e culturais (coral e violão), iniciação esportiva com participação em torneios e campeonatos, oficinas profissionalizantes e educativas, trabalho de convivência e fortalecimento de vínculo, alimentação e suporte educacional.

A secretária administrativa do Educandário, Giovana Geraldi, trabalha há 11 anos no liceu, e conta que periodicamente são realizados eventos festivos e campanhas para reforçar o orçamento. “Ficamos muito contentes com a possibilidade de receber esta ajuda e vamos aplicá-la da melhor forma possível. Temos algumas fontes de renda mas não são suficientes para a manutenção das 250 crianças e para honrar com a remuneração dos 51 funcionários que temos aqui”  comenta.

O Educandário possui uma padaria escola chamada Açúcar e Afeto, onde são produzidos biscoitos e pães, uma oficina de bordados, e oferece ainda aulas de manicure, maquiagem e boas práticas voltadas para o mercado de trabalho. Na área de cultura, o Educandário mantém aulas de declamação de poesias, de violão e um coral formado por 40 jovens da instituição.

Para doar, é só procurar a instituição que fica na Avenida Coronel Antonino, 1200, ou entrar em contato pelos telefones (067) 3351-6172 ou (067) 3351-3180. O Educandário recebe qualquer tipo de doação, desde alimentação, vestuário, mobiliário a valores em dinheiro.