Releases

Contagem regressiva: Com obras em ritmo acelerado, Bosque dos Ipês abre as portas em 20 dias

 

A partir desta quinta-feira, 25 de julho, Campo Grande conta 20 dias para a inauguração do maior e mais moderno shopping que Mato Grosso do Sul já viu, o Bosque dos Ipês. As portas vão ser abertas para a população de Campo Grande e de todo o Estado no dia 15 de agosto. As obras seguem em ritmo acelerado, na Avenida Cônsul Assaf Trad, onde quem passa enxerga a beleza de uma das construções mais bonitas já edificadas na Capital sul-mato-grossense. São 54 mil metros quadrados de área total, 38 mil metros quadrados de área locável, e mais de 160 marcas, parte delas inéditas no Estado.

 

Faltando poucos dias para a inauguração, o empreendimento já significa, também, empregos definitivos gerados em Campo Grande. As contratações estão movimentando o mercado de trabalho local. O Shopping Bosque dos Ipês veio para somar, para transformar a economia de uma região antes carente de investimentos. No período de construção, foram gerados 2,5 mil empregos e, entre lojistas e administração do centro comercial, vão ser pelo menos 1,3 mil vagas criadas.

Marcas até agora inéditas para a cidade e o Estado estão em fase de seleção de pessoal, como é o caso da rede de cinemas UCI, uma nova opção para os amantes do cinema em Campo Grande. A Zara, maior rede do ramo do vestuário na Europa, outra novidade bastante esperada, também está preparando seu quadro de funcionários.

Juntamente com os parceiros, o Bosque dos Ipês está se preparando para proporcionar aos moradores de Campo Grande o melhor shopping que a cidade já viu, com diferenciais importantes.

 

Entre esses diferenciais está o fato de o empreendimento ser o primeiro de grande porte, no País, a receber o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo de maior referência internacional referente a processos de construção sustentável, conferida a apenas 50 empreendimentos no Brasil. Essa certificação atesta  o uso de práticas que respeitam o meio ambiente, antes e depois da construção.

Isso inclui uso racional da água,  eficiência energética, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; utilização de inovação e tecnologia e o atendimento às necessidades locais.

 

A cúpula de vidro da praça central do Bosque dos Ipês é uma mostra desse conceito inovador. A beleza dos vidros da edificação também atende a outro objetivo: aproveitar a luz do sol e propiciar eficiência energética. Nas instalações internas, torneiras e vasos sanitários têm dispositivos economizadores de água, para evitar o desperdício.

 

O projeto usa um tipo de pavimento que favorece a drenagem do terreno.  Foram colocados blocos intertravados, com maior capacidade de absorção da água e menor geração de calor, diferente do asfalto, por exemplo. Os postes de iluminação foram planejados de forma a possibilitar o plantio de árvores no estacionamento. A sombra produzida pela cobertura natural  contribuir para a redução das ‘ilhas de calor’.  No paisagismo, foram escolhidas espécies regionais que significam, também, menor gasto de água, por estarem aclimatadas.
A construção sustentável se preocupou com os trabalhadores e clientes que usam meios de transporte ecologicamente corretos. Foi implantado um bicicletário e um vestiário para quem se locomove de bicicleta. No estacionamento, além das vagas prioritárias para idosos e portadores de necessidades especiais, haverá espaços preferenciais para veículos de baixa emissão de poluentes e baixo consumo de combustível.

 

O Shopping Bosque dos Ipês tem a cultura de Mato Grosso do Sul representada na obra. Ela está nas cores das paredes externas, nos medalhões retratando os animais e plantas da região e na estrutura de vidro da praça central que, vista de cima, se assemelha a uma flor de ipê.
Além de todos esses detalhes que mostram o cuidado em implantar um shopping inovador, a transformação da região vai continuar depois da abertura do Bosque dos Ipês, em razão dos projetos que o empreendimento atraiu. A solidez do projeto provocou o interesse de outros investidores, assegurando a implantação de um complexo da construtora Landix que inclui um hotel e um prédio de escritórios e ainda uma loja de 5 mil metros quadrados da Leroy Merlin, uma das maiores redes do mundo de decoração e construção.

Compartilhe!