Releases

Tico Santa Cruz e teatro marcam primeiro dia da Feira Literária de Bonito

Nem o frio espantou os visitantes da abertura da segunda edição da Feira Literária de Bonito (Flib). Em uma noite de festa e muita alegria, cerca de 3 mil pessoas passaram pela Praça da Liberdade.

O evento começou com uma apresentação do ator Salim Haqzan que apresentou aos presentes a história e a obra de Lobivar Matos, o poeta corumbaense grande homenageado dessa edição. O escritor, que faleceu aos 32 anos, tem uma escrita atual e pulsante, que conta sobre o dia a dia da região do Pantanal. Representante do movimento Modernista, viveu entre 1915 e 1947.

Durante a abertura, o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, afirmou que a feira proporciona um importante elo de ligação com a educação. “O evento oferece aos quase 5 mil alunos da rede pública de Bonito uma oportunidade de se conectar com os mais variados tipos de artes. Para a população em geral também é uma chance de estimular o hábito da leitura em todas as idades”, afirmou. Estiveram presentes ainda durante a Abertura Oficial, o superintendente da Secretaria de Estado de Cultura, Tecnologia, Empreendimento e Inovação (Sectei) Renato Roscoe, a secretária municipal de turismo Vania Mugartt, a secretária municipal de Educação Loiva Schiavo, o diretor-presidente da Rádio e Tv Educativa Bosco Martins e representantes da cultura e turismo locais.

O escritor e músico Tico Santa Cruz foi uma das atrações da noite. Em uma palestra-show bastante intimista, o artista envolveu os participantes em um debate sobre o poder transformador da leitura. “Quem lê não aceita qualquer coisa”,  afirmou. Tico aproveitou para falar sobre seu trabalho como escritor, divulgando o livro “Pólvora”, último lançado por ele pela editora Belas Letras. “Quem lê tem o poder. Fica mais politizado. Tem gente que é instruído mas não lê. Instrução e leitura são coisas diferentes. Quem lê consegue lutar por uma vida e por um país melhor”.

Após a palestra, a plateia pôde fazer perguntas ao autor. Depois, ele apresentou músicas de sua banda Detonautas Roque Clube, aquecendo a noite fria de Bonito. A plateia cantou junto os sucessos de Tico, que ainda atendeu fãs e a imprensa nos bastidores.

Para finalizar a noite, o Grupo Mamulengo Presepada apresentou a peça “Romance do Vaqueiro Benedito”, com muita música e teatro de bonecos, divertindo crianças e adultos da plateia, que puderam interagir com os artistas.

Segundo dia da Flib – O grande foco da Flib nessa quinta-feira é a formação do leitor. As crianças da rede pública de ensino de Bonito e região são esperadas para curtir as atrações dos espaços permanentes, com contadores de histórias, mágicos, poetas performáticos, entre outros.

Na programação do dia, o Teatral Grupo de Risco apresenta o espetáculo A Princesa Engasgada. À noite, a literatura de cordel tem destaque com o músico Beirão.

FLIB 2016 -A segunda edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) é promovida pelo Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Bonito e acontece entre os dias 6 e 9 de julho em Bonito.

Em 2016, a Flib envolverá cerca de 60 participantes, entre escritores, artistas e jornalistas e pretende bater o público da primeira edição, que reuniu 15 mil pessoas.  Serão mais de 40 horas de atrações que agitarão a rotina da cidade de Bonito.

Para mais informações sobre a programação, acesse: www.flibonito.com.br ou as redes sociais da Flib:

Facebook: www.facebook.com/flibonito/

Instagram: www.instagram.com/flibonito

Compartilhe!