Clipping

O que é Clipping?

Clipping é o trabalho de monitoramento da mídia em busca de um feedback da imagem institucional do seu negócio ou marca na imprensa. É uma ferramenta estratégica, que permite acompanhar e avaliar o cenário em que a instituição está inserida e propor soluções.

Por meio do clipping é possível mensurar o trabalho de divulgação em mídia espontânea e traçar estratégias de comunicação eficientes e direcionadas ao seu público-alvo.

Porque investir?

Por meio do trabalho de clipping você obtém informações específicas, inclusive sobre a concorrência, e pode adaptar suas ações e reavaliar o andamento de seus projetos.

Análise de imagem

Relatórios qualitativos mensais mapeiam a imagem da Instituição; os dados permitem a avaliação do posicionamento e reforço da imagem perante a opinião pública; além de conhecer o cenário no qual ela está inserida.

Arquivo

O cliente recebe os resultados de pesquisa, na mídia solicitada, e no prazo previamente acordado (mensal/anual). As notícias são organizadas de maneira que permitam o arquivamento das matérias, fomentando a Identidade Cultural da Instituição.

Relacionamento com a mídia:

O clipping também é um indicador de desempenho da assessoria de imprensa e um aliado do assessorado.  Afinal, dentre os dados que são levantados o monitoramento mostra:

  • Quais são os veículos nos quais a instituição tem maior aceitação;
  • Quais são os assuntos que rendem mais pautas;
  • Como os jornalistas utilizam o material encaminhado pela assessoria;

O clipping Contexto

Diariamente é encaminhado um e-mail com os resultados das pesquisas em veículos Impresso, Online e RTV para os endereços autorizados pelo cliente, com análise de resultados e valor agregado.

Monitoramento de Crise – O clipping acompanha e monitora a repercussão de crise na mídia, encaminhando boletins para o cliente e para os responsáveis pelo gerenciamento da crise, otimizando o discurso com seu público e minimizando danos.

Especificações de clipping:

Palavras-Chave: A clipagem é feita por meio de até cinco palavras que funcionam como bússola, a fim de filtrar a busca e otimizar o resultado de pesquisa. São rotativas e podem ser trocadas de acordo com a rotina de trabalho da Assessoria de Imprensa.

Porta-voz: É interessante a clipadora saber quem são o porta-vozes da empresa;