O que é Clipping?
Clipping é o trabalho de monitoramento da mídia em busca de um feedback da imagem institucional do seu negócio ou marca na imprensa. Portanto, é uma ferramenta estratégica, que permite acompanhar e avaliar o cenário em que a instituição está inserida e propor soluções.
Por meio do clipping é possível mensurar o trabalho de divulgação em mídia espontânea e traçar estratégias de comunicação eficientes e direcionadas ao seu público-alvo.
Por que é importante investir?
Com o trabalho de clipping você obtém informações específicas, inclusive sobre a concorrência. Assim, pode adaptar suas ações e reavaliar o andamento de seus projetos.
Análise de imagem
Relatórios qualitativos mensais mapeiam a imagem da instituição. Desta forma, os dados permitem a avaliação do posicionamento e reforço da imagem perante a opinião pública, além de conhecer o cenário no qual ela está inserida.
Arquivo
O cliente recebe os resultados de pesquisa, na mídia solicitada, e no prazo previamente acordado (mensal/anual). Assim, as notícias são organizadas de maneira que permitam o arquivamento das matérias, fomentando a identidade cultural da instituição.
Relacionamento com a mídia
O clipping também é um indicador de desempenho da assessoria de imprensa e um aliado do assessorado.
Afinal, os dados levantados no monitoramento mostram como resultado:
- Quais são os veículos nos quais a instituição tem maior aceitação;
- Quais são os assuntos que rendem mais pautas;
- Como os jornalistas utilizam o material encaminhado pela assessoria.
O clipping Contexto
Diariamente é encaminhado um e-mail com os resultados das pesquisas em veículos Impresso, Online e RTV para os endereços autorizados pelo cliente, com análise de resultados e valor agregado.
Monitoramento de Crise – O clipping acompanha e monitora a repercussão de crise na mídia, encaminhando boletins para o cliente e para os responsáveis pelo gerenciamento da crise, otimizando o discurso com seu público e minimizando danos.
Especificações de clipping
Palavras-Chave
A clipagem é feita a partir da escolha até cinco palavras-chave que funcionam como bússola, pois são utilizadas para filtrar a busca e, assim, otimizar o resultado de pesquisa. Além disso, essas palavras também são rotativas, ou seja, podem ser trocadas de acordo com a rotina de trabalho da Assessoria de Imprensa.
Porta-voz
É interessante a clipadora saber quem são o porta-vozes da empresa, para tornar as buscas mais assertivas.