Releases

O troféu é nosso, mas o talento e a criatividade são para você

A 5ª edição do Prêmio Professor J. Barbosa Rodrigues foi realizada em fevereiro de 2015 onde a agência Contexto Mídia foi a vencedora na categoria Data Comemorativa, superando as cinco agências finalistas. O troféu é um reconhecimento público e técnico que certifica a Contexto Mídia entre as melhores agências de publicidade de Mato Grosso do Sul.

O Prêmio Professor J. Barbosa Rodrigues tem por objetivo premiar os profissionais criativos no meio jornal. Concorrem todas as agências de publicidade sediadas em Mato Grosso do Sul, em três categorias, com cinco finalistas em cada. Concorrem todas as agências de publicidade (pessoa jurídica) sediadas em Mato Grosso do Sul. Poderão concorrer peças veiculadas no jornal Correio do Estado no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2014 desde que se enquadrem nas condições constantes de participação deste regulamento.

 

 

 

SOBRE O PRÊMIO

O Professor José Barbosa Rodrigues nasceu em 30 de junho de 1916 na cidade de Poços de Caldas, Estado de Minas Gerais. Seu pai era carpinteiro e sua mãe lavadeira. Veio para o antigo Estado de Mato Grosso em 1943, estabelecendo-se, em Campo Grande, na Mata do Ceroula, colônia esta mantida por japoneses, onde sua esposa, Henedina Hugo Rodrigues, lecionava na Escola Boa Vista. Morreu aos 86 anos em Campo Grande, em 19 de março de 2003.

O DIVISIONISTA

Foi um dos maiores apoiadores e incentivadores na luta pela Divisão do Estado de Mato Grosso. No conhecido “vôo da divisão”, ele integrou a comitiva que participou do ato de assinatura da Lei Complementar nº 31, pelo presidente Geisel, no Palácio do Planalto. Essa Lei dividiu o Estado, criando Mato Grosso do Sul.

O PROFESSOR

Em 1946 o Professor J. Barbosa exerceu o cargo de inspetor da Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora. Em 1949 foi convidado a lecionar *Metodologia e **Didática na Escola Normal Joaquim Murtinho. * parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga ou de que se utiliza ** transmissão da experiência pelo educador ao educando. Participou de sete instituições, entre a Fundação Barbosa Rodrigues, instituída por ele e pela esposa.

O JORNALISTA (1)

O Professor J. Barbosa começou a trabalhar no extinto Jornal do Comércio, em Campo Grande em 1946, ocupando a única vaga então disponível: faxineiro. Limpava a casa e as máquinas. Logo em seguida teve a oportunidade de publicar seus primeiros artigos: – um a respeito do fim da 2ª Guerra Mundial, – outro sobre a beleza das linhas do Edifício Nakao, naquela época (anos 1940) denominada Santa Elisa.

Dois anos depois se tornava redator-chefe, a convite do diretor, Jaime de Vasconcelos.

O JORNALISTA (2)

Em 1954, quando o jornal Correio do Estado foi fundado, o Professor J. Barbosa ocupou funções gerenciais. Mais tarde, os donos desistiram de prosseguir com a empresa, e assim ele adquiriu o jornal, do qual se tornou redator.

Não parou mais e construiu o maior grupo de comunicação do estado, formado pelo:

Correio do Estado,
Rádio Canarinho, atualmente Mega 94
Rádio Cultura e
TV Campo Grande.

O ESCRITOR

Publicou estes livros:
– Palavras de um professor (discursos) – 1949- Mato Grosso do Sul (didática) – 1978
– Campo Grande, meu amor (didático) – 1978 e 1981 (2ª edição)
– Isto é Mato Grosso do Sul (estudo histórico e geográfico – 1978
– História de Campo Grande – 1980
– História da Terra Mato-Grossense – 1983
– História de Mato Grosso do Sul – 1985
– Meus haicais (poemetos japoneses) – 1987
– Glossário Mato-Grossense – 1987
– Primeiro jornal de Campo Grande – 1989
– Pedras lascadas (poemetos nipo-brasileiros) – 1998
Integrou a Academia de Letras de Mato Grosso do Sul

O RECONHECIMENTO

Recebeu 17 condecorações.
É cidadão Campo-Grandense
É cidadão Sul-Mato-Grossense.
É nome da avenida que liga o Bairro Imbirussu-Serradinho, entre a Avenida Duque de Caxias, cruzando vários bairros, entre os quais, Vila Popular, Panamá, Santo Amaro e Santo Antonio, até chegar à Avenida Euler de Azevedo, próximo ao Tênis Clube.
É nome da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no Bairro Universitário.
É nome do Espaço da Memória e da História do Departamento de História da UFMS.
É nome da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no Bairro Universitário.

 

Compartilhe!