Assessoria de ImprensaReleases

NA DISPUTA PELA GESTÃO DA UFMS, CHAPA DEFENDE UNIÃO E AUTONOMIA DA COMUNIDADE ACADÊMICA

A nova Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a gestão 2020-2024 será escolhida no dia 17 de julho.

Cinco chapas se inscreveram para disputar a nova gestão da universidade. Ao todo, mais de 29 mil eleitores decidirão os nomes que irão compor a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação para nomeação. Dentre os concorrentes ao pleito, a chapa “UFMS mais Vozes”, com o Prof. Dr. Lincoln Carlos Silva de Oliveira, da Cidade Universitária de Campo Grande e a Vice-Reitor, o Prof. Dr. José Antônio Menoni, do Campus de Três Lagoas, aparece em destaque.

A chapa ganha maior repercussão por ter um programa de trabalho que valoriza uma ampla união entre a comunidade acadêmica.  A proposta é agregar as necessidades do corpo docente, técnico-administrativos e estudantes de toda a UFMS, capital e interior. Cada item da proposta foi elaborado a partir de uma grande reflexão e considerações de adversidades relatadas pelos segmentos da comunidade universitária que participaram ativamente da construção da chapa.

Segundo o prof. Dr. Lincoln, uma das principais questões que precisa ser melhorada é a agilidade dos processos e fazer tudo isso, a partir de um diálogo constante. “A atual gestão não ouve ninguém. Decisões que afetam nosso trabalho, tanto de docentes como de técnico-administrativos são tomadas sem qualquer discussão, aparecem como uma surpresa ruim. As rotinas dos alunos também são alteradas e ninguém participa. O atual reitor age como se fosse o dono da UFMS. Nós professores não temos autonomia. Sofremos com problemas simples, como, por exemplo, o sistema de gestão interno.  Estes problemas poderiam ser resolvidos facilmente se tivesse uma boa vontade em nos ouvir”, comenta o candidato para a nova gestão da UFMS.

Outro ponto destacado pelo futuro reitor é a falta de planejamento na gestão da UFMS. “Nos últimos anos sofremos com os atrasos e cortes no repasse de verba, situação que exige ainda maior competência e atenção na gestão da Universidade. Temos que driblar os impactos de uma realidade árida com criatividade e um planejamento estratégico robusto. Identificar e estudar cada possível problema e preparar soluções para as adversidades futuras para que elas não se tornem obstáculos maiores”, pontua o candidato.

UFMS E A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

Mais recentemente, a UFMS passou a adotar, por causa da pandemia da Covid-19, o trabalho remoto, com o ensino por meio de ferramentas da tecnologia. Somente seis universidades federais, entre as 69 do País, optaram por continuar com as aulas online por conta da pandemia, destas uma é a UFMS.

Contudo, mesmo neste triste momento, o Prof. Dr. Lincoln, relata que a desatenção com os professores e alunos ficou ainda mais evidente. “Cada professor ficou responsável por decidir como continuar sua aula. Não houve qualquer conversa para discutir o problema e oferecer medidas para um enfrentamento em conjunto. Estamos fazendo o que podemos, com os recursos que temos, sem apoio. Esse tipo de situação é um absurdo que não podemos mais aceitar. A “UFMS mais Vozes” vem para romper com isso e ter uma Universidade unida e pronta para atuar coletivamente.”, propõe o candidato.

“Está claro que nossos estudantes, professores e técnico-administrativos têm de ser ouvidos, afinal conhecem a rotina e podem apontar caminhos. Muitos dos problemas são causados por burocracias e serão evitados valorizando as experiências profissionais e pessoais, dentro e fora da UFMS.”, afirma o futuro reitor.

Por conta da pandemia de Covid-19, as eleições deste ano ocorrerão por meio de uma plataforma online, administrada pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC). O uso de votação eletrônica já tem sido adotado por outras universidades e proporciona aos servidores da instituição e estudantes votarem da segurança de suas residências.  Para conhecer as propostas da chapa clique aqui ou visite os perfis oficiais nas redes sociais: @ufmsmaisvozes, no Instagram e UFMS + VOZES, no Facebook.

Quem são –

Reitor – Prof. Dr. Lincoln Carlos Silva de Oliveira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq, Graduado em Química – Licenciatura, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS em 1989, fez Mestrado em 1992 e Doutorado em 1995 em Química, área de concentração Química Analítica, pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – IQ – UNESP, Campus de Araraquara. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química – Nível Mestrado e Doutorado da UFMS e Coordenador Local do Programa Multi-institucional de Doutorado em Química – UFG, UFMS, UFU no biênio 2011/2012. Atualmente é professor Associado III e Diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – INQUI / UFMS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Termogravimetria – Termogravimetria Derivada – TG/DTG, Calorimetria Exploratória Diferencial – DSC, Análise Térmica Diferencial – DTA, Analise Dinâmico Mecânica – DMA, de biocombustíveis, materiais poliméricos, inorgânicos e organometálicos. Atual diretor do Instituto de Química/UFMS, Gestão 2017-2021.

Vice-Reitor – Prof. Dr. José Antônio Menoni

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1983, concluiu mestrado em Matemática pelo IBILCE – UNESP em 1994 e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas em 2004. Atualmente é professor associado IV do quadro efetivo no campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acústica, Helmholtz, Métodos de Elementos de Contorno. Em julho de 2007, assumiu o cargo de Diretor de campus do CPTL/UFMS para o quadriênio 2007/2011, sendo reconduzido ao mesmo cargo para o quadriênio 2011/2015.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Há a disponibilidade para entrevistas.

 

Luciane Mamoré – (67) 9 9207-4497 | mamore@contextomidia.com.br

Thales Juan – (67) 9 8412-6490 | contextomidia@gmail.com

 

Compartilhe!