JAReleases

Junior Achievement impactou mais de 30 mil jovens em Mato Grosso do Sul

Regional celebra uma década de trabalho e traça planos para os próximos 10 anos

 

Em 2005, a Junior Achievement chega em Mato Grosso do Sul de forma tímida e quase desconhecida. A instituição foi acolhida pelo SEBRAE/MS e iniciou suas atividades a partir de Campo Grande.

Nos primeiros anos o principal trabalho foi o de implantar a visão de educação empreendedora, sensibilizando empresários, influenciadores e recrutando e capacitando voluntários. Com o tempo, a Junior Achievement Mato Grosso do Sul (JAMS) foi crescendo e mostrando sua importância para a sociedade, tanto educadora e civil.

Hoje, a JAMS está presente em cinco cidades, além da Capital, também leva os programas para jovens de Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Naviraí, através da parceria com as escolas do SESI.

Nesses dez anos a JAMS comemora mais de 30 mil alunos impactados com a aplicação de 14 programas graças ao apoio de mais de 300 voluntários e o suporte de 30 empresas, entre mantenedoras e apoiadoras.

Os últimos anos foram determinantes para a expansão da JA no Estado, principalmente, na conquista de novos territórios, no aumento de alunos atendidos e, inclusive, no fortalecimento e ampliação do número de colaboradores da JAMS que passou de um para cinco profissionais.

Para a diretora executiva da JAMS, Lucilene Couto a instituição contribui com a inserção da cultura local do voluntariado. “A visão da JA impactou grandemente as centenas de pessoas que doaram seu tempo e disposição. Elas receberam treinamento e responderam com o engajamento tornando-se multiplicadores dessa ideia. Somente com os colaboradores sozinhos, não faríamos o trabalho. Com os voluntários nós conseguimos alcançar e ultrapassar as metas estabelecidas por nosso conselho diretivo e consultivo”, explica.

Meta – Na história dos dez anos, Lucilene busca motivação para a próxima década e pretende ampliar de seis mil para 10 mil alunos atendidos por ano, até 2015. “Saber que faço parte dessa história, só me motiva a ir em frente, pois acredito e tenho paixão pelo meu trabalho e pelo empreendedorismo, e saber que jovens são impactados e transformados nos faz vibrar a cada dia. Quando se tem uma equipe motivada e pessoas que acreditam e nos impulsionam, nossa tendência é crescer tanto na vida pessoal e profissional. Por isso, acredito que somos mais que vencedores, pois hoje a Junior Achievement MS é reconhecida por seu trabalho sério e comprometido com as futuras gerações”, finaliza.

 

10 anos de JA Mato Grosso do Sul em números:

  • 30 mil jovens impactados;
  • 30 mil exemplares de apostilas para alunos e voluntários;
  • 300 voluntários envolvidos;
  • 14 programas da JA;
  • 80 escolas abriram as portas para a JAMS;
  • 10 empresas mantenedoras;
  • 20 empresas apoiadoras;
  • 40 miniempresas.

 

 

“Há exatos 10 anos venho acreditando nos conceitos e na metodologia da Junior Achievement para a transformação da juventude por meio da educação empreendedora. Nessa década de trabalho junto à JAMS, eu não participo apenas como empresário, mas também como cidadão, envolvendo a minha família nesse grande projeto que prepara os jovens estudantes para o mercado. Ver de perto esses resultados que significam mais que números é o que nos motiva a sensibilizar outros empresários a fim de criar uma grande corrente do bem para ampliar, ainda mais, o acesso de jovens aos programas da Junior Achievement. Sabemos que os resultados, muitas vezes, vem em longo prazo, mas estamos certos de que o caminho para uma sociedade mais justa é valorizar a educação, o trabalho e a competência”

 

Julião Gaúna

Diretor-presidente do Conselho Diretivo da JAMS

Compartilhe!