Releases

Instituto Arara Azul lança campanha “Adote Um Ninho”

Nesta quarta-feira (19.11), o Instituto Arara Azul irá lançar a Campanha “Adote um Ninho” e apresentar seus padrinhos/madrinhas da Edição 2014/15. O evento será realizado às 19 horas, no Yotedy Lounge, na Avenida Ricardo Brandão, 2341, no Jardim dos Estados, em Campo Grande- MS.

A campanha visa fortalecer o Projeto Arara Azul no Pantanal, através das pesquisas e do monitoramento de ninhos naturais e artificiais. O apadrinhamento desses ninhos, através da adoção, proporcionará o apoio a manutenção da biodiversidade do Pantanal: tanto as araras-azuis como várias outras espécies de animais que ocupam as mesmas cavidades.

Esta Edição, realizada em caráter “piloto” e ainda não divulgada à mídia, está contatando com padrinhos e madrinhas, pessoas físicas e jurídicas, que estão contribuindo com o Projeto através de cotas pagas anualmente. Dentre os padrinhos famosos temos o Ziraldo, Carlos Saldanha, Luan Santana, Gabriel Sater, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó além de vários empresários que serão apresentados à sociedade durante o Evento.

Para a idealizadora do projeto e referência nacional na preservação das araras azuis, Neiva Guedes, o maior sucesso é quando a sociedade apoia e valoriza o projeto. “Me sinto bastante satisfeita e feliz por ver o quanto as pessoas curtem nosso trabalho. O reconhecimento pela credibilidade ao projeto dá uma sensação de dever cumprido. Já colhemos muitos resultados positivos, mas ainda há muito a ser feito e para isso, precisamos do engajamento da sociedade”, destaca

A Campanha será anual, durante o período reprodutivo da espécie, onde o padrinho acompanhará as novidades sobre seu “afilhado” e outras informações relativas ao Projeto, optando por “batizar” sua ave ao nascimento. Esta iniciativa tem um cunho exclusivo no envolvimento da sociedade em prol da conservação da natureza.

Passo a passo para Adotar um Ninho:

O interessado deve ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e assinar o contrato de doação e o termo de compromisso e responsabilidade. O padrinho, ou madrinha, deverá ainda passar por um Curso de Preparação para Adoção onde aprenderá sobre o monitoramento dos ninhos e como serão enviadas as informações, além de explicar a importância deste trabalho e qual a diferença entre ninhos naturais e artificiais. A ideia é tornar as informações contidas nos relatórios que serão enviados periodicamente aos padrinhos. Ao nascer um filhote de arara azul no ninho do adotante, será dado a este a oportunidade de batizá-lo com o nome que escolher. Lembrando que esse filhote será acompanhado até o momento de seu voo e receberá uma anilha com numeração exclusiva, bem como um microchip. Todas as informações serão encaminhadas ao adotante, em seu relatório final, junto com um Certificado de Adoção.

 

História – Há 24 anos, o Projeto Arara Azul desenvolve pesquisas sobre a biologia básica da arara-azul, conquistando repercussão internacional. No Pantanal Sul, as araras-azuis são bastante seletivas, pois 95% de seus ninhos são encontrados em uma única espécie arbórea: o manduvi. Considerando que há uma tendência natural à diminuição de ninhos para a arara-azul nas próximas décadas, porque as árvores de manduvi são velhas e susceptíveis a alterações ambientais. Por isso, há o incentivo aos proprietários a preservar áreas de plantas jovens e conservar as árvores antigas. Como medida de curto e médio prazo, ninhos artificiais estão sendo instalados. O Projeto vem contatando com vários parceiros ao longo desses anos, porém é necessário ampliar as parcerias para o fortalecimento e ampliação das ações. Além dos padrinhos desta campanha, o Projeto Arara Azul conta com o patrocínio e apoio da Universidade Anhanguera Uniderp, Fundação Toyota do Brasil, Toyota, Refúgio Ecológico Caiman, Bradesco Capitalização, entre outros.

Informações para a Imprensa

Contexto Mídia (67) 3325-4113

Luciane Mamoré (67) 9207-4497 mamore@contextomidia.com.br

Renato Lima (67) 9245-7574 renato@contextomidia.com.br

Compartilhe!