JAReleases

Ao estilo “faça você mesmo”, adolescentes criam miniempresas e oferecem soluções de empreendedorismo para fugir da crise

 

 

Produtos serão expostos e comercializados em uma feira nesta sexta, sábado e domingo no Norte Sul Plaza

 

 

Enquanto a palavra “crise” toma conta dos noticiários e pauta as conversas informais, um grupo de 150 estudantes de 13 a 18 anos de sete escolas de Campo Grande decidiu apostar em soluções que podem incrementar o orçamento doméstico e ainda gerar trabalho, renda e oportunidade.

É o empreendedorismo criativo do Programa Miniempresa, oferecido de graça pela ONG Junior Achievement Mato Grosso do Sul (JAMS). Durante 15 semanas os jovens receberam aulas, palestras e treinamentos sobre marketing, finanças, recursos humanos e produção e, foram desafiados a criar suas próprias miniempresas. Os produtos desenvolvidos ao longo do programa serão comercializados nesta sexta-, sábado e domingo (11, 12 e 13 de setembro), no Shopping Norte Sul Plaza, durante a 12ª Feira de Miniempresas – JAMS.

“.Assumir responsabilidades e ser empreendedor foi muito bom. Eu sempre tive vontade de ter meu próprio negócio, só não imaginaria que seria tão cedo. Gostei muito de ter participado deste projeto e sei que vai me ajudar muito no futuro”, comenta, Felipe Trindade Gonçalves, presidente da miniempresa “Boss Wallet” da escola Raul Sans de Matos.

A partir de materiais de baixo custo ou reaproveitamento de pneu, jornal e até caixa de leite, por exemplo, cada uma das sete miniempresas criou seu próprio produto, são eles: Cinto de pneu, Móveis rústicos de caixote,  Mesa de centro de pneu, Caixas organizadoras de trançado de jornal. Almofada com fones de ouvido e tapa-olhos, Carteiras de caixa de leite e aromatizante de ambientes.

Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.  Parte da renda obtida com a venda dos produtos é doada para instituições filantrópicas escolhidas pelos próprios estudantes. Os resultados das sete miniempresas são avaliados e a que obteve o melhor desempenho é reconhecida pela JAMS.

“Nosso objetivo é valorizar o potencial dos jovens, despertando neles, desde cedo, a visão empreendedora não apenas para suas futuras profissões, mas para a vida!”, destaca a diretora executiva da JAMS, Lucilene Couto.

O Programa Miniempresa é uma experiência prática em economia e negócios que conta com o apoio de profissionais que se voluntariam para compartilhar seus conhecimentos com os estudantes. Para participar do Programa as escolas devem se inscrever pelo site www.jams.org.br, não há custo. Ao longo de 10 anos, mais de 650 jovens estudantes já participaram do Miniempresa.

 

Reused Tire

Sobre a JUNIOR ACHIEVEMENT

Presente em mais de 120 países há 94 anos,  a Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos aplicados juntos aos estudantes em parcerias com escolas públicas e privadas, e com voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos. No Mato Grosso do Sul, a Junior Achievement foi fundada em junho de 2005 pelo SEBRAE. Presente em Campo Grande, a Junior Achievement MS atendeu desde a sua fundação mais de 28 mil jovens, através de mais de 100 profissionais voluntários por ano e o suporte de 30 empresas parceiras, entre mantenedoras e apoiadoras.  Mantenedores da JAMS: Gerdau, Sebrae, Gráfica Pontual, Senac, Agesa, Grupo Albuquerque, R.U Uniformes, Laboratório Renato Arruda/Grupo Sabin, Outback.

Compartilhe!